Programa Para o Futuro - Atualização semanal do Projeto
Current Issue
Archive - Past Issues

Atualização semanal do Projeto
(30/06-04/07/2003
) Pagina 2
II. Desenvolvimento de Parcerias
Falando com representantes de companhias de Informática
O Programa se encontrou com uma série de representantes de empresas de TI durante esta semana por meio da condução da Coordenadora de Atividades da CDI-PE, Josélia Caldas. O Diretor da Consultech (venda, locação e serviços de assistência técnica de componentes de Hardware), a Diretora Administrativa de Business Consulting (serviços de consultoria para
Conteúdos
Placas Mãe
E-Mentoring
Parcerias
Coordenação
Equipe Notícias
Carregue
uma cópia


(Da esquerda) Coordenadora de Atividade do CDI-PE, Josélia Caldas, e diretor da Consultech, Rodrigo Almeida.
click to enlarge (~25 k)

implantação de infra-estruturas de comunicação) e o Gerente de Qualidade da Cerpe (rede de laboratórios de análises clínicas) estiveram presentes para falar com a Coordenadora de Atividades do CDI-PE, o Coordenador Executivo do CDI-PE e a Coordenadora do Projeto. Inicialmente, o propósito destas reuniões foi determinar considerações no perfil dos profissionais jovens requisitado hoje pelo mercado. Esses representantes nos deram informações preciosas nas situações vistas diariamente em seus profissionais técnicos, suas necessidades, e suas habilidades que deveriam ser desenvolvidas por esse futuro profissional. Falaram sobre alguns aspectos técnicos, mas todos expressaram a grande importância das habilidades de comportamento, tais como iniciativa em aprender coisas novas, direcionando problemas e também a importância

(Da esquerda) Coordenador Executivo do CDI-PE, Paulo Araripe, Tania, Josélia e gerente de qualidade e informática do Cerpe, Samuel Abreu.
click to enlarge (~39 k)
de ser capaz de ajudar usuários fazendo uso efetivo da tecnologia baseada nas necessidades gerais da companhia. Outro aspecto importante levantado por todos é a necessidade de compreender as conseqüências de seu trabalho como um serviço, sendo constantemente avaliado por clientes internos e externos e também seus papéis na estrutura organizacional da companhia, de forma que tenham uma perspectiva de crescimento e desenvolvimento em suas careiras.


(Da esquerda) Josélia, Diretora da Business Consulting, Rosana Caldas, e Coordenadora do Programa, Tania Ogasawara. click to enlarge (~37 k)


III. Coordenação do Projeto
Definindo habilidades para o perfil dos jovens
A Equipe do Projeto realizou uma série de encontros para detalhar as habilidades para o perfil dos jovens. Estes encontros tiveram o propósito de ajudar a definir o ‘nível profissional inicial’ na informática entre a equipe, os membros do Programa e o mercado. Nesses encontros, a equipe revisou o conteúdo previsto pelos professores, e relatórios e aplicações a serem seguidos nas atividades e conteúdos a

click to enlarge (~64 k)
serem realizados durante o período de oito meses de treinamento. Finalmente, considerando a informação recolhida nesses encontros com os representantes de Companhias de Informática e baseado no material do Ministério da Educação e respeitados autores da Área de Educação, o grupo definiu um lista de habilidades básicas que os jovens devem alcançar até o fim do Programa. Esta Lista de habilidades representa um conjunto principal de habilidades e não impede que os jovens alcancem metas pessoais/profissionais mais além ou explorem um campo técnico específico. Como próximo passo, essa lista será discutida entre os professores para que também façam suas considerações. Essas definições serão uma referência comum importante para os jovens, professores e a equipe, para que alcancem os objetivos do projeto com sucesso.

IV. Obrigado! … a Nossa Equipe e suas Contribuições
Antonio Correia - Antonio Correia concluiu seu mandato como Diretor Executivo na Casa de Passagem e está assumindo uma nova posição nesta mesma organização. Antonio desenvolveu um papel crucial para as decisões do Programa, tais como o processo de seleção dos jovens, definição do perfil do jovem e legislação de empregabilidade, sempre dando enfoque aos aspectos sociais do nosso público. Graduado em Psicologia e com sólida experiência em coordenar programas de inclusão social e profissional de jovens, Antonio proveu uma contribuição essencial ao Programa, ajudando a equipe a estar consciente dos aspectos 
sociais, sempre considerando os jovens como o alvo principal do nosso Programa e lembrando nosso papel importante não apenas como facilitadores, mas também como educadores e agentes de desenvolvimento para os jovens. A equipe sentirá saudades dessa importante referência e esse grande amigo no Programa, mas levará consigo o que aprendeu e as contribuições deste fantástico profissional para alcançar o sucesso do Programa. Obrigado Antonio! Nossos votos de felicidades nas suas novas atividades!
Sucessão na Casa de Passagem
Na última reunião do grupo, a equipe teve a oportunidade de conhecer a nova Diretora Executiva da Casa de Passagem, Thelma Torres. Thelma tem grande experiência com coordenação de projetos sociais e já começou a contribuir com nosso Programa articulando e trazendo uma nova organização para visitar o centro de treinamento no Banco do Brasil e trocando experiências com o Programa. Seja bem-vinda ao Programa, Thelma!


click to enlarge (~38 k)


O Programa Para o Futuro é financiado pela Missão da
Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e
administrado pela Academia para o Desenvolvimento da Educação (AED) e projeto dot-ORG
sob o Acordo de Cooperação #512-A-00-02-00017-00.