Programa Para o Futuro: Perfis de Equipe
Devolva para Listar de Perfis de Equipe


Olá, amigos:

 

Meu nome é Gilvani Holanda. Sou professora de Língua Portuguesa no projeto “Programa para o Futuro”. Através da Casa de Passagem, tomei conhecimento do programa e dos objetivos dele. Nosso trabalho está totalmente voltado a jovens desfavorecidos, no intuito de que estes adquiram um conjunto integrado de habilidades e competências que lhes possibilitem “encontrar um trabalho promissor como primeiro passo à carreira e ao futuro”.

Nossa metodologia está voltada para a construção de conhecimento através da elaboração de projetos de trabalho, com a utilização de atividades práticas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

 

Gosto de muito de ler. Já li vários clássicos da Literatura, mas isso não quer dizer que não goste de outros gêneros. Adoro, por exemplo, histórias em quadrinhos, sobretudo Mafalda, de Quino, e a Turma da Mônica, de Maurício de Sousa. Desde que li “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de Saramago, comecei a “devorar” as obras desse poeta português.

 

A música, para mim, não é um momento de lazer, ela me acompanha a qualquer momento: trabalho escutando música, assisto à TV escutando música, vou tomar banho escutando música. Meu gosto é bastante eclético: Eros Ramazzotti, Laura Pausini, Dionne Warwick, Bryan Adams, Fernanda Abreu, Cássia Eller, Adriana Calcanhotto, Tribalistas, Legião Urbana. Mas não deixo um só dia de escutar Djavan. Nossa! Para o cara que tem a sensibilidade de escrever “Nem um dia”, “Oceano”, “Amar é Tudo”, “Um amor Puro”..., tem-se mais é que reverenciá-lo meeeeeeeeesmo!

 

Não gosto de cozinhar, principalmente aos domingos, motivo pelo qual sempre estou jantando fora nos finais de semana.  

 

Sou graduada em Letras desde 1986. Não obstante, como vocês todos devem saber, o início é sempre muito difícil, portanto sempre precisei estar dividida entre as profissões de professora e revisora lingüística. No Nordeste, mais precisamente em Recife, cidade na qual resido, o mercado para revisores é bem restrito, quase não existe. Assim, como – de qualquer forma – não estaria distanciada da minha área, assumi essa profissão paralelamente ao ensino. Já fui revisora responsável por duas publicações em prosa e, também, inúmeros livros didáticos de diversas áreas, sem falar nas teses de doutorado e mestrado.

 

Sempre fui muito dedicada à área de Língua Portuguesa, contudo minhas angústias em relação à forma de ensinar, como ensinar e o que ensinar levaram-me, em 2000, ao curso de pós-graduação lato sensu em Aprendizagem, Ensino, Pesquisa, e Avaliação de Língua Portuguesa. A partir então, iniciou-se minha experiência com o Ensino Superior. Já lecionei nos cursos de Teologia e Filosofia; atualmente ensino Língua Portuguesa no curso de Pedagogia. Neste semestre, começo a ministrar a disciplina “Didática”. Percebia, em minhas aulas no curso de Teologia, que os alunos eram muitos tímidos e não apresentavam suas tarefas com desenvoltura. A partir de então, especializei-me em Oratória e introduzi-a no currículo de LP do curso. O sucesso foi tanto, que hoje estou dando o curso de Oratória para empresas, Polícia Militar e, também, nos cursos em que ensino.

 

Tenho vários planos para o futuro, um dos quais ingressar num programa stricto sensu de Língua Portuguesa, em Lingüística ou Educação, por que não dizer os dois? Afinal o Programa para o Futuro, com seu projeto inovador de ensino, contempla a interdisciplinaridade “fora do papel”, ou seja, na prática. As oportunidades são as mínimas possíveis, mas sempre estou atenta às ofertas das Universidades e Faculdades. Há alguns meses, tenho pesquisado insistentemente um programa a distância.

 

Costumo sempre responder aos meus e-mails. Se você quiser se corresponder comigo, trocar idéias na minha área, fique à vontade. Meu e-mail é . Este recurso existe para ser explorado, portanto...

 

Beijos no coração!


Paulo Freire dizia que educar é um ato de amor. Compartilhando com as idéias desse grande educador, deixo, como mensagem, uma poesia de Carlos Drummond de Andrade.
  
  

"As Sem-Razões do Amor"

Eu te amo porque te amo,

Não precisas ser amante,

e nem sempre sabes sê-lo.

Eu te amo porque te amo.


Amor é estado de graça

e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,

é semeado no vento,

na cachoeira, no eclipse.


Amor foge a dicionários

e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo

bastante ou demais a mim.

Porque amor não se troca,

não se conjuga nem se ama.


Porque amor é amor a nada,

feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,

e da morte vencedor,

por mais que o matem (e matam)

a cada instante de amor.


O Mundo é Grande

O mundo é grande e cabe

nesta janela sobre o mar.

O mar é grande e cabe

na cama e no colchão de amar.


O amor é grande e cabe

no breve espaço de beijar.

Aparição Amorosa

Doce fantasma, por que me visitas

como em outros tempos nossos corpos se visitavam?


Tua transparência roça-me a pele, convida

a refazermos carícias impraticáveis: ninguém nunca

um beijo recebeu de rosto consumido.

Mas insistes, doçura. Ouço-te a voz,

mesma voz, mesmo timbre,

mesmas leves sílabas,

e aquele mesmo longo arquejo

em que te esvaías de prazer,

e nosso final descanso de camurça.

Então, convicto,

ouço teu nome, única parte de ti que não se dissolve

e continua existindo, puro som.

Aperto... o quê? a massa de ar em que te converteste

e beijo, beijo intensamente o nada.

Amado ser destruído, por que voltas

e és tão real assim tão ilusório?

Já nem distingo mais se és sombra

ou sombra sempre foste, e nossa história

invenção de livro soletrado

sob pestanas sonolentas.

Terei um dia conhecido

teu vero corpo como hoje o sei

de enlaçar o vapor como se enlaça

uma idéia platônica no espaço?


O desejo perdura em ti que já não és,

querida ausente, a perseguir-me, suave?

Nunca pensei que os mortos

o mesmo ardor tivessem de outros dias

e no-lo transmitissem com chupadas

de fogo aceso e gelo matizados.

Tua visita ardente me consola.

Tua visita ardente me desola.

Tua visita, apenas uma esmola 



O Programa Para o Futuro é financiado pela Missão da
Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e
administrado pela Academia para o Desenvolvimento da Educação (AED) e projeto dot-ORG
sob o Acordo de Cooperação #512-A-00-02-00017-00.