Programa Para o Futuro: Perfis de Equipe
Devolva para Listar de Perfis de Equipe

Meu nome é Decio Tatizana.

Praticamente toda minha família lida com informática, do pai à caçulinha (somos em 7), embora nenhum deles tenha formação acadêmica na área. Logo, eu não poderia ser diferente. Além disso, sou descendente de japoneses e, por tabela, tenho todos os estereótipos a eles atribuidos: sou baixinho, perfeccionista, uso óculos, lido com computadores e, como não poderia deixar de ser, pratico arte marcial.

Para tentar "escapar" a todo esse "determinismo cultural" procurei fazer arquitetura e psicologia, sendo que me graduei neste último curso em 1990.

Eu sou fascinado por literatura, design e comunicacao visual e via na informática um instrumento poderoso para ser utilizado nestas áreas. E tal foi o ímpeto com que me lancei em tentar dominar tal instrumento que cá estou eu coordenando um curso Linux e novamente apanhado pelo determinismo a que me referi anteriormente...

Eu comecei a trabalhar no Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1986 como voluntário numa pesquisa na área de psicolinguística utilizando a Linguagem Logo.  Depois eu segui o percurso que seria natural para quem permanecesse no LEC, ou seja, matriculei-me nas duas disciplinas oferecidas (Pesquisa em Psicologia Cognitiva I e II), fui bolsista de iniciacao cientifica da Fundacao de Amparo a Pesquisa do RS (FAPERGS) e CNPq, de aperfeiçoamento do CNPq, participei de vários seminários, cursos e projetos levados a cabo pela nossa equipe em parceria com NIED, OEA, PROINFO, secretarias municipais e estaduais de educação, etc.

Participei também das primeiras experiências com Educação à Distância utilizando um sistema de radiomador (packet-radio) similar à internet atual.

Nos últimos cursos à distância ministrados pela equipe do LEC em parceria com o Proinfo e OEA, tenho sido responsável pelas Oficinas de Construção de Páginas WEB.

Atualmente estou participando do Projeto Escola, Conectividade, Sociedade da Informação e do Conhecimento, financiado pelo BNDES em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Tal projeto atende em torno de 25 escolas da rede municipal de Porto Alegre.

Por outro lado, também tenho um  percurso em atividades ligadas ao karate como atleta, professor e atualmente  como árbitro em competições estaduais e nacionais.

O estilo de karate que eu pratico chama-se Wado-Ryu (Ryu = Escola, estilo; Wa = Paz ; Do = Caminho)

Fui responsável por tal modalidade na Prática Desportiva da PUC de Porto Alegre entre 1990 a 1997 e atualmente leciono tal prática na Academia Mudança da mesma cidade.

Estou cursando o Mestrado em Ciências das Atividades Físicas e do Desporte na Universidade de Córdoba na Espanha.

A minha idéia é integrar a experiência na área esportiva, o trabalho em informática educativa, em educação à distância e o referencial piagetiano com ênfase principalmente em atividades colaborativas e que levem ao desenvolvimento da autonomia dos alunos.
 
Por isso estou bastante empolgado com a proposta do Programa para o Futuro!



O Programa Para o Futuro é financiado pela Missão da
Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e
administrado pela Academia para o Desenvolvimento da Educação (AED) e projeto dot-ORG
sob o Acordo de Cooperação #512-A-00-02-00017-00.