Programa Para o Futuro: Perfis de Equipe
Devolva para Listar de Perfis de Equipe

 
Nome:
 Maria Aparecida Neuenschwander Cavalcante
Organização
 Porto Digital
Cidade:
 Recife
Bairro:
 Recife
Meu nome é Maria Aparecida. Sou a Coordenadora da atividade de E-Mentoring do Programa para o Futuro, atividade que visa a interação via internet de profissionais da área de Tecnologia da Informação e Comunicação e os Jovens do Programa para o Futuro. Fui Coordenadora de uma ONG – CENEUP – Centro Especializado Neuro-Psicológico, de 1987 a 1996 e depois de 1998 a 2003, quando , então, ingressei no Programa para o Futuro. Esta entidade presta serviços a 310 crianças e adolescentes portadores de deficiência mental e suas famílias, e ali exerci, além da coordenação da equipe multidisciplinar, auxiliar e de apoio, a coordenação geral e pedagógica de projetos de capacitação e profissionalização para jovens, suas famílias e comunidades, além da elaboração , monitoramento e avaliação destes projetos.

Durante 4 anos fui Subcoordenadora de Barreiras Arquitetônicas e Ambientais, da Coordenadoria Estadual para Assuntos Relativos à Pessoa Portadora de Deficiência – CEAD, órgão, na época, da então Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Social – PE.

Iniciei minha vida profissional aos 17 anos como professora especializada, no atendimento a pessoas com deficiência, e ensino de inglês e técnicas de redação. Morei 9 anos na Bahia, onde fui Selecionadora Junior, na Barragem de Pedra do Cavalo, pela Construtora Norberto Odebrecht. Em 1987 retornei com a família para Recife e para minha missão junto às pessoas com deficiência e os jovens. Vem daí a alegria e satisfação em estar participando de um projeto de tão grande impacto.

Sou casada há 23 anos. Temos em casa um pouco do Brasil. Nasci em Itatiba, interior de São Paulo e vim para o Nordeste aos 15 anos. Meu marido é alagoano e meus dois filhos baianos. Meu filho ,Thiago, tem 21 anos, faz Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco e pretende novo vestibular para jornalismo. Minha filha, Maria Regina, tem 19 e faz Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco. Meu marido é engenheiro eletricista e trabalha em uma empresa de Telecomunicação, aqui em Recife.

Tenho hobbies de pessoa pacata. Gosto de ler, ir ao cinema, fazer atividades manuais, cantar, adoro os Beatles, minha família, minha casa. Gosto de receber amigos,irmãos e sobrinhos. Gosto, também, da saída para o bate-papo com os amigos nos finais de semana, das idas às praias mais distantes e muito, da vida das cidades interioranas.



O Programa Para o Futuro é financiado pela Missão da
Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e
administrado pela Academia para o Desenvolvimento da Educação (AED) e projeto dot-ORG
sob o Acordo de Cooperação #512-A-00-02-00017-00.